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Qualificação dos prestadores de serviços: uma questão de sobrevivência

Qualidade sob uma visão ampla pode ser definida como uma característica inerente a um objeto, uma pessoa ou um serviço prestado. No meio corporativo e profissional, constitui um atributo envolvendo aspectos qualitativos ou quantitativos percebidos pelo cliente ou usuário de produtos e de serviços.

A percepção da qualidade na prestação de serviços difere sobremaneira em relação a produtos, sendo este de natureza material e facilmente identificada. O serviço prestado tem algumas características que lhes são peculiares, com destaque para a sua intangibilidade, tornando a sua percepção de qualidade mais subjetiva do que objetiva.

A prestação de serviços necessariamente envolve relacionamento com o destinatário do serviço. É aí que o cliente, por meio dos resultados obtidos, avalia diretamente a incorporação de conhecimentos teóricos, técnicos especializados e operacionais na prestação dos serviços recebidos.

O mercado com a economia globalizada vem experimentando os mais variados níveis de prestadores de serviços. No meio contábil, jurídico, tecnológico e afins, a internet aliada aos demais meios comunicações eliminou as barreiras geográficas, facilitando a entrada de concorrentes cada vez mais preparados. Assim, a qualificação dos prestadores de serviços vem se constituindo a cada dia em necessidade inarredável, sendo pilar mestre do sucesso sustentável e da sobrevivência do negócio.

A qualificação profissional a que me refiro não é a mera formação convencional por meio da graduação ou habilitação profissional, requisito básico para o exercício da atividade. Trata-se de conteúdo complementar à educação formal, dinâmico, atualizado e aplicável no dia a dia, que permita lhe diferenciar da concorrência. Esta qualificação tem por objetivo a incorporação de conhecimentos inovadores tanto no aspecto teórico e técnicos, quanto operacionais, visando melhorar a sua produtividade na prestação serviços, com benefícios diretos ou indiretos percebidos pelo cliente.

Os prestadores de serviços devem ficar atentos a muitos dos fatores envolvidos no relacionamento com o seu cliente, com destaque para a ética, confiabilidade, cortesia, comunicação adequada, empatia, agilidade, segurança e aparência. Não basta ser, tem que parecer ser!

Por fim, insisto que a qualidade ou ausência dela está relacionada às percepções do indivíduo. Portanto, procure ainda atender aos fatores culturais de cada mercado, produto ou serviço prestado. Supere as expectativas do seu cliente!

Sobre o autor

José Carlos Fortes

Fundador e Chairman da Fortes Tecnologia e do Grupo Fortes (Tecnologia - Educação - Auditoria - Consultoria - Advocacia). CEO da REPARTSE - Rede Parceira de Tecnologia, Serviços e Educação. Advogado, Contador e Matemático (UNIFOR). Pós graduações - Mestrado em Administração (UECE). Especialização em Direito Empresarial (PUC-SP), em Administração Financeira e em Matemática Aplicada (UNIFOR). Professor com mais de 30 anos de magistério superior (UECE e UNIFOR) e Palestrante. Lecionou nos cursos das áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Administração e Direito. Autor de livros nas áreas contábil, jurídica e matemática financeira. Perito Contábil e em Cálculos Financeiros e Auditor Independente. Participou ativamente em diversas entidades de classe, destacando CRC-CE, SESCAP-CE, IIBRACON - 1a. Seção Regional, APCEC, OAB-CE e CDL-Fortaleza.