×
Siga-nos:

EAD para treinamento de equipes: qualifique-as sem dificuldades!

As organizações de sucesso em todos os níveis e segmentos são feitas de pessoas competentes e comprometidas com seus objetivos. E o conhecimento adquirido por meio do adequado preparo da equipe constitui fator inarredável para esse fim.

Neste contexto, o EAD, ensino a distância, é uma modalidade muito utilizada na área de educação e vem ganhando cada vez mais espaço em outros setores graças ao avanço tecnológico, sobretudo no meio profissional e corporativa . Nas empresas, por exemplo, tem sido usado, principalmente, em treinamento de equipes.

Para aquele gestor que busca uma solução viável para desenvolvimento dos colaboradores e que seja acessível para todo o grupo, o EAD é uma ótima opção.

É um modelo de treinamento adotado pelas empresas que visa promover o desenvolvimento da equipe de forma eficiente e integral. Funciona como um propulsor do conhecimento, aumentando a vantagem competitiva e diminuindo os custos.

Além da capacitação, o EAD contribui para aumentar a motivação dos funcionários, fortalecer a cultura organizacional e melhorar a comunicação. Isso tudo de forma flexível e mais barata que os treinamentos presenciais.

É um excelente aliado no desenvolvimento técnico. Uma vez que os colaboradores já chegam no treinamento técnico com o conhecimento teórico trabalhado no EAD, o tempo de curso presencial se torna menor e, consequentemente, as despesas reduzem.

Assim como os cursos realizados presencialmente, os treinamentos a distância devem acontecer conforme o planejamento feito pelos gestores, juntamente com o RH da empresa. Estes são alguns dos fatores de sucesso na capacitação:

1. Plataforma adequada

Com o crescimento desse mercado, é possível encontrar diversas plataformas que oferecem o EAD. Cuidado para não cometer o erro de achar que a mais cara é a melhor ou que a mais barata resolve o problema.

Sendo assim, é essencial que seja feita uma pesquisa de mercado a fim de encontrar aquele sistema que melhor atenda aos objetivos de desenvolvimento de pessoas e que se encaixe no seu orçamento.

2. Periodicidade do treinamento

Normalmente, os materiais são disponibilizados na medida em que são desenvolvidos. Isso contribui para que todos os colaboradores possam estudar o que é preciso da forma mais rápida possível. 

Entretanto, essa rapidez não é ideal. A absorção do conteúdo será menor, a demanda por cursos aumentará e começarão a surgir treinamentos de baixa qualidade. Portanto, programe conforme as metas da empresa e a disponibilidade de material.

Por outro lado, na modalidade EAD é possível ao participante acessar os conteúdos inúmeras vezes, de qualquer lugar e em qualquer momento, compatibilizando os horários e interesses das partes envolvidas.

3. Feedbacks

Um erro muito comum em treinamentos, tanto presenciais quanto a distância, é a falta de feedback. A empresa precisa avaliar o retorno obtido diante do investimento em pessoas para conseguir aprimorar a sua gestão.

Além disso, o colaborador fica mais motivado a tirar notas boas e a cumprir com a programação quando o superior demonstra interesse em seu desenvolvimento e reconhece o esforço feito.

Destaque-se que nos treinamentos empresariais as avaliações ou provas não devem ser utilizadas para reprovar ou punir os colaboradores, e sim como instrumento de identificação dos pontos a serem melhorados na equipe. Deve servir, portanto, como motivador para melhorar a capacitação do time.

4. Implantação

A parte de implantação costuma ser uma das etapas mais difíceis de todo o processo que envolve o treinamento EAD. Isso porque os funcionários têm a tendência de rejeitar mudanças e demoram a aprender o uso correto da plataforma.

A dica é começar sempre pelo gestor, que é o influenciador de opiniões e referência para a equipe. Quando ele demonstra propriedade no que é proposto, fica mais fácil direcionar o grupo e obter os resultados esperados.

O que você achou do EAD como alternativa para o treinamento de equipes? Muito bom, não é verdade? Compartilhe com os amigos agora mesmo!

Sobre o autor

José Carlos Fortes

Fundador e Chairman da Fortes Tecnologia e do Grupo Fortes (Tecnologia - Educação - Auditoria - Consultoria - Advocacia). CEO da REPARTSE - Rede Parceira de Tecnologia, Serviços e Educação. Advogado, Contador e Matemático (UNIFOR). Pós graduações - Mestrado em Administração (UECE). Especialização em Direito Empresarial (PUC-SP), em Administração Financeira e em Matemática Aplicada (UNIFOR). Professor com mais de 30 anos de magistério superior (UECE e UNIFOR) e Palestrante. Lecionou nos cursos das áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Administração e Direito. Autor de livros nas áreas contábil, jurídica e matemática financeira. Perito Contábil e em Cálculos Financeiros e Auditor Independente. Participou ativamente em diversas entidades de classe, destacando CRC-CE, SESCAP-CE, IIBRACON - 1a. Seção Regional, APCEC, OAB-CE e CDL-Fortaleza.