Qualificação dos prestadores de serviços: uma questão de sobrevivência
Qualidade sob uma visão ampla pode ser definida como uma característica inerente a um objeto, uma pessoa ou um serviço prestado. No meio corporativo e profissional, constitui um atributo envolvendo aspectos qualitativos ou quantitativos percebidos pelo cliente ou usuário de produtos e de serviços.
A percepção da qualidade na prestação de serviços difere sobremaneira em relação a produtos, sendo este de natureza material e facilmente identificada. O serviço prestado tem algumas características que lhes são peculiares, com destaque para a sua intangibilidade, tornando a sua percepção de qualidade mais subjetiva do que objetiva.
A prestação de serviços necessariamente envolve relacionamento com o destinatário do serviço. É aí que o cliente, por meio dos resultados obtidos, avalia diretamente a incorporação de conhecimentos teóricos, técnicos especializados e operacionais na prestação dos serviços recebidos.
O mercado com a economia globalizada vem experimentando os mais variados níveis de prestadores de serviços. No meio contábil, jurídico, tecnológico e afins, a internet aliada aos demais meios comunicações eliminou as barreiras geográficas, facilitando a entrada de concorrentes cada vez mais preparados. Assim, a qualificação dos prestadores de serviços vem se constituindo a cada dia em necessidade inarredável, sendo pilar mestre do sucesso sustentável e da sobrevivência do negócio.
A qualificação profissional a que me refiro não é a mera formação convencional por meio da graduação ou habilitação profissional, requisito básico para o exercício da atividade. Trata-se de conteúdo complementar à educação formal, dinâmico, atualizado e aplicável no dia a dia, que permita lhe diferenciar da concorrência. Esta qualificação tem por objetivo a incorporação de conhecimentos inovadores tanto no aspecto teórico e técnicos, quanto operacionais, visando melhorar a sua produtividade na prestação serviços, com benefícios diretos ou indiretos percebidos pelo cliente.
Os prestadores de serviços devem ficar atentos a muitos dos fatores envolvidos no relacionamento com o seu cliente, com destaque para a ética, confiabilidade, cortesia, comunicação adequada, empatia, agilidade, segurança e aparência. Não basta ser, tem que parecer ser!
Por fim, insisto que a qualidade ou ausência dela está relacionada às percepções do indivíduo. Portanto, procure ainda atender aos fatores culturais de cada mercado, produto ou serviço prestado. Supere as expectativas do seu cliente!