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Marketing de relacionamento eficaz: saiba como fazê-lo

Você está sempre em busca de novos clientes, mas não dá atenção para os antigos? Pois é, esse é um grande defeito de muitas empresas e elas estão perdendo boas oportunidades de ampliar as vendas e gerar verdadeiros “advogados da marca”. O marketing de relacionamento é uma estratégia que prioriza a atenção ao consumidor que já comprou de você como forma de gerar novos negócios e conquistar mais espaço no mercado.

Com práticas simples no dia a dia você pode implementar essa estratégia e ver os seus resultados de vendas aumentarem em pouco tempo. Quer saber como chegar lá? É só prestar atenção às dicas que preparamos!

O que é o marketing de relacionamento?

A estratégia direciona a atenção para os clientes que a empresa já tem, buscando a fidelização dos consumidores e propagação da marca no mercado.

Por isso, o marketing de relacionamento utiliza estratégias para estimular a recompra e incentivar a criação de embaixadores da marca.

Para tanto, o marketing de relacionamento valoriza cinco segmentos principais:

  • uso de influenciadores digitais para estimular a lembrança da marca entre os consumidores;
  • criação de parceiros para ampliar a distribuição dos produtos mediante pagamento de comissões;
  • geração de conteúdo pelos colaboradores da empresa como forma de estimular a imagem positiva da marca;
  • aplicação de pontuações ou benefícios para os consumidores que ajudam a propagar o nome da empresa, gerando os verdadeiros “advogados da marca”;
  • uso de afiliados para ampliar o alcance da empresa.

Quais são as suas principais vantagens?

Utilizar o marketing de relacionamento dentro da empresa oferece muitos benefícios em médio e longo prazo. Conheça os principais:

Aumento do Lifetime value

Se você monitora os dados dos clientes já deve ter uma ideia de qual é o lifetime value (valor do tempo de vida) médio do negócio. Uma empresa que vende serviços de internet com planos anuais, por exemplo, tem como lifetime value o total de parcelas pagas pelo cliente.

Sendo assim, se o consumidor desistir do contrato antes do tempo a empresa pode até ter prejuízo. Já se ocorrer o contrário e ele permanecer por 3 anos com a sua companhia, o seu valor irá aumentar, correto?

O marketing de relacionamento tem o papel de melhorar a interação com os clientes, resolver os seus problemas e, com isso, também ampliar o lifetime value deles com o negócio.

Ampliação das indicações

Outra vantagem dessa estratégia focada no cliente é a capacidade de aumento nas indicações do seu negócio. Afinal, um consumidor satisfeito pode propagar o nome da empresa para seus amigos, parentes e em suas redes sociais. Logo, o alcance da sua marca aumenta significativamente (e também as suas oportunidades de negócios).

Cultura centrada no cliente

Trabalhar com o marketing direcionado para o relacionamento com o cliente também contribui para aperfeiçoar os processos internos da organização. Uma equipe treinada para o bom atendimento consegue diagnosticar as falhas e propor melhorias que vão contribuir para a satisfação do cliente.

Como usar estratégias de marketing de relacionamento?

Agora que você já conhece os principais benefícios de utilizar essa prática, vamos às dicas para implementar o marketing de relacionamento no seu negócio.

Equipe motivada

Naturalmente, se você busca bons resultados no relacionamento com o cliente é preciso, em primeiro lugar, treinar o seu time para promover um atendimento de qualidade. Sendo assim, promova cursos e palestras para trazer novidades para a equipe e bons exemplos aplicados no resto do mundo.

Além disso, crie indicadores de desempenho para cada colaborador e também das equipes. Dessa forma, você poderá identificar qual processo gera melhores resultados e compartilhar a prática entre todos.

Uso de CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta para gestão das informações dos clientes e dos processos de negociação. Sendo assim, ele traz informações úteis sobre os clientes, os principais canais de contato com eles e as plataformas digitais utilizadas.

Logo, o CRM pode ser útil para identificar quais são os gostos do consumidor e criar uma relação mais próxima, compartilhando dicas e construindo uma comunicação personalizada.

Interação multicanal

Não adianta inserir a sua empresa em múltiplos canais digitais se você não tiver uma equipe para acompanhar os resultados e interagir com os clientes.

Sabe-se que as pessoas hoje utilizam diferentes plataformas para entrar em contato com o negócio. Elas podem iniciar a interação pelo Facebook, depois migrar para o WhatsApp e finalizar a compra pelo site.

Logo, o seu time precisa estar preparado para prestar um bom atendimento nessas redes, com respostas rápidas, educadas e úteis para o consumidor.

Também é importante criar um relacionamento com o cliente no canal que ele mais gosta de utilizar. Você pode, por exemplo, encaminhar e-mails a cada 15 dias para compartilhar dicas sobre a sua área, falar sobre ofertas especiais e convidá-lo a acessar o seu website. Essa é uma das estratégias utilizadas no marketing digital.

Caso ele prefira o WhatsApp, você também pode criar grupos nessa plataforma para gerar discussões sobre temas específicos, compartilhar dicas e ampliar o seu relacionamento.

Programas de fidelidade

Além de aprimorar a sua comunicação com os clientes, você pode traçar estratégias para criar um engajamento e fidelizar o cliente com a marca. Será que é possível criar um bônus especial para o consumidor que levar mais pessoas para a sua empresa?

Talvez a melhor forma de gerar a retenção seja conferir descontos ou dar premiações para os clientes que já compram de você há mais tempo. Portanto, lembre-se de dar atenção para quem já confia no seu trabalho, pois a sua chance de fazer uma recompra é grande.

Acompanhamento dos dados

Não dá para fazer marketing se você não monitorar os dados. Portanto, registre todos os seus processos e campanhas, fique atento aos retornos dos clientes e analise quais foram os melhores resultados.

Essas informações servem de insight para você lançar novas estratégias de marketing e ampliar ainda mais o seu público fiel.

Pronto! Agora você já sabe como criar uma boa estratégia de marketing de relacionamento para o seu negócio. Que tal colocar as dicas em prática e ver a sua lucratividade aumentar ainda mais?

Sobre o autor

José Carlos Fortes

Fundador e Chairman da Fortes Tecnologia e do Grupo Fortes (Tecnologia - Educação - Auditoria - Consultoria - Advocacia). CEO da REPARTSE - Rede Parceira de Tecnologia, Serviços e Educação. Advogado, Contador e Matemático (UNIFOR). Pós graduações - Mestrado em Administração (UECE). Especialização em Direito Empresarial (PUC-SP), em Administração Financeira e em Matemática Aplicada (UNIFOR). Professor com mais de 30 anos de magistério superior (UECE e UNIFOR) e Palestrante. Lecionou nos cursos das áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Administração e Direito. Autor de livros nas áreas contábil, jurídica e matemática financeira. Perito Contábil e em Cálculos Financeiros e Auditor Independente. Participou ativamente em diversas entidades de classe, destacando CRC-CE, SESCAP-CE, IIBRACON - 1a. Seção Regional, APCEC, OAB-CE e CDL-Fortaleza.