Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço?
É comum que muitos empreendedores tenham dúvidas sobre como como calcular a margem de lucro de seus produtos ou serviços. Mas entender sobre este assunto é essencial para medir a rentabilidade da empresa. Quando um empreendedor não sabe fazer esse cálculo de forma correta, ele corre o risco de ter sérios prejuízos com seu negócio.
Por meio do cálculo da margem de lucro você consegue identificar os produtos ou serviços com maior e menor rentabilidade. Esse fator ajuda no processo de tomada de decisões importantes, como investir mais na produção de determinadas mercadorias ou suspender a oferta de serviços que não proporcionam um bom retorno para o negócio.
Neste post, vamos mostrar como fazer esse cálculo, mas, primeiro, vamos explicar o que é margem de lucro e qual a diferença entre os tipos existentes. Vamos lá?
O que é margem de lucro?
Chamamos de margem de lucro a porcentagem que sobra sobre uma venda depois que a empresa deduziu todos os custos para a produção e venda daquele produto ou serviço: despesas como juros, impostos, mão de obra, custos fixos como pagamento de aluguel, entre outras contas.
A margem de lucro é o que compõe o preço final de um produto ou serviço, quando todas as despesas necessárias para sua comercialização já foram embutidas.
Qual a diferença entre os tipos de margem de lucro existentes?
Saber calcular a margem de lucro é importante, mas você também deve entender suas variações, que se dividem em três tipos: bruta, líquida e de contribuição. A seguir, vamos explicar a diferença entre elas.
Margem bruta
A margem bruta é o cálculo mais simples de se fazer para chegar ao valor que você está ganhando com as vendas de seu negócio. Nesse tipo de conta, só são levados em consideração os custos para a produção de uma mercadoria. Nesse caso, não entram no cálculo custos com mão de obra, armazenamento, transporte e outras despesas.
Entender sobre margem bruta é importante para que você consiga precificar corretamente seus produtos e serviços.
Margem líquida
A margem de lucro líquida mostra a rentabilidade real das vendas dos produtos e serviços de sua empresa. Para fazer esse cálculo, são deduzidas todas as despesas necessárias para a produção da mercadoria ou os custos envolvidos, como pagamentos de aluguel, água, luz, impostos, mão de obra, frete e outros gastos administrativos.
Margem de contribuição
A margem de contribuição é calculada deduzindo custos do produtos e as despesas variáveis para, enfim, chegar a um valor. Por exemplo: se sua empresa paga comissão sobre as vendas, é necessário calcular a comissão de cada vendedor para chegar a um valor final. Nesse caso, vale lembrar que os valores da gratificação são diferentes e isso deve ser levado em conta na hora do cálculo.
Como calcular a margem de lucro de seu negócio?
Enfim, chegamos ao ponto-chave de nosso artigo. Aqui, vamos explicar como calcular a margem de lucro de seu negócio. A fórmula para estimar a lucratividade da empresa é a seguinte:
Margem de Lucro = Lucro/Receita x 100
O lucro é obtido depois da dedução de despesas como impostos, devoluções e abatimentos sobre o valor total das vendas. Vamos a um exemplo simples, para ilustrar melhor como o cálculo é feito.
A receita anual de uma empresa é de R$ 2,4 milhões e seu lucro é de R$ 900 mil. Aplicando a fórmula, temos:
Margem de lucro = 900 mil/2,4 milhões x 100
Margem de lucro = 37,5%
Como calcular a margem de lucro bruta?
Para calcular a margem bruta, usamos a seguinte fórmula:
Margem Bruta = Receita – Deduções – Custos Diretos Variáveis x 100
Os custos variáveis se referem à matéria-prima para a confecção dos produtos. Nesse caso, quanto mais a empresa vende, maiores são os custos para a produção das mercadorias.
Vamos a um exemplo prático: você tem uma distribuidora e vende uma cesta de produtos a R$ 300,00. No entanto, você gastou R$ 150,00 para comprar a mercadoria. Nesse caso, a margem de lucro bruta é de R$ 150,00. Nesse caso, você obteve um lucro de 50%, mas isso não quer dizer que todo esse valor vai para o caixa da empresa, certo?
Como calcular a margem de lucro líquida?
Para calcular a margem líquida, utilizamos a seguinte fórmula:
Margem Líquida = Receita – Deduções – Custos Diretos Variáveis – Custos Indiretos x 100
Aqui entram todos os custos administrativos, como despesas com marketing, comercial e financeiro.
Dessa forma, se sua empresa faturou R$ 200 mil no mês, mas teve custo de R$ 30 mil com aluguel, mais R$ 30 mil com folhas de pagamento, mais R$ 80 mil com pagamento de fornecedores, impostos, gastos administrativos e outras despesas, ao final sobram R$ 60 mil.
Então, os R$ 60 mil que sobraram são a margem de lucro líquida do seu negócio, referente àquele mês em questão.
Como calcular a margem de contribuição
Para fazer o cálculo, utilizamos a forma a seguir:
Margem de Contribuição = receita de vendas – gastos (custos variáveis + despesas variáveis)
Nesse caso, ao diminuir os custos variáveis do valor bruto das vendas, você chega ao lucro de contribuição.
Qual a importância de otimizar o cálculo de margem de lucro?
Fazer o controle das margens de lucro da empresa não é uma tarefa tão difícil, mas isso não deve ser feito de forma manual, pois você pode se perder durante os processos, pois, quando há um volume muito grande de produtos e serviços, essa tarefa exige muita atenção.
Por isso, é importante contar com sistemas de gestão financeira que fazem esse cálculo automaticamente e em tempo real. Basta inserir os valores da venda para que o sistema calcule os valores que sobraram e mostre a você qual seu lucro nos produtos e serviços comercializados por sua empresa.
Viu como calcular margem de lucro de seus produtos e serviços não é tão difícil? Mas é preciso entender como fazer essas contas para saber se sua empresa está tendo a rentabilidade necessária para se manter competitiva no mercado.