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Atitudes importantes que todo pequeno empresário deve ter

Empreender é desejo de muitos que buscam ter o seu próprio negócio visando a sua independência financeira. Conquistar seu espaço no mercado e manter o crescimento sustentável da sua empresa, entretanto, exigem algumas importantes atitudes por parte de quem administra o próprio negócio.
Para ter sucesso na sua empreitada, além dos atributos inerentes ao empreendedorismo, tais como, adequado conhecimento sobre a atividade a ser desenvolvida, determinação e foco no negócio, o gestor de uma pequena empresa deverá ainda:

  • Saber liderar para fazer a diferença
  • Mensurar resultados para poder melhorar
  • Documentar tudo de modo a facilitar o acesso à informação
  • Dominar as finanças do seu negócio, especialmente quanto ao controle dos gastos e a correta formação do preço dos seus produtos ou serviços
  • Aprender algumas noções de marketing
  • Saber se planejar
  • Ter visão de negócio e identificar oportunidades no mercado

O sucesso da sua empresa passará certamente pela prática sistemática das atitudes citadas, devendo ainda o empreendedor dedicar, preferencialmente, tempo integral ao seu negócio, de modo a trabalhar focado, com muita determinação e persistência, evitando desviar seus objetivos.

A seguir veja a íntegra desse artigo publicado no Blog da  Fortes Contabilidade.

Atitudes importantes que todo pequeno empresário deve ter

Diariamente, surge no Brasil uma infinidade de novos negócios, criados por empreendedores que enxergaram uma oportunidade no mercado, ou até mesmo pela necessidade gerada por uma recente demissão, por exemplo.

No entanto, para gerir uma pequena empresa, não basta apenas ter espírito empreendedor. É preciso também ter algumas habilidades específicas e atenção especial para alguns pontos que compõem o trabalho a frente de uma organização.

Sabendo disso, nós separamos, neste post, 8 dicas sobre a gestão de um negócio que todo pequeno empresário tem que saber. Confira!

Saiba liderar para fazer a diferença

Estar à frente de um negócio significa, acima de qualquer coisa, saber liderar uma equipe de trabalho. Ser um bom líder é uma das principais características de um bom empresário, pois o seu comportamento vai refletir diretamente no envolvimento do time, que só vai se comprometer se o líder também estiver comprometido.

Mensure resultados para poder melhorar

Administrar um negócio sem utilizar indicadores de desempenho é o mesmo que dirigir um carro sem os medidores de velocidade, temperatura e combustível, por exemplo. Se o resultado é sempre o mais importante, e todo profissional trabalha para melhorá-lo, como saber se a empresa está próxima da meta estabelecida se você não mensurar o desempenho do negócio? Por isso, mensure os resultados sempre!

Documente tudo

Alguns empresários ainda têm uma visão errada sobre um sistema de gestão documentado. No entanto, documentar a cultura da empresa é o que vai facilitar o acesso à informação, agilizar o treinamento de novos funcionários e ainda acelerar a evolução da organização.

Domine as finanças do seu negócio

A parte financeira é uma das mais delicadas em uma pequena empresa, e muitas vezes, por falta de atenção do empreendedor, é a responsável pela falência de muitos negócios.

Saber precificar seu produto ou serviço, conseguir dizer quanto de capital é necessário para a operação do negócio e saber gerir o fluxo de entrada e saída de dinheiro da empresa são habilidades fundamentais que todo pequeno empresário tem que saber.

Aprenda algumas noções de marketing

Todo empreendedor que se preze precisa, ao menos, saber algumas noções de marketing — em especial o digital, pois é o mais acessível e pode ser trabalhado mesmo com um orçamento reduzido para a área. Além disso, conhecer os jargões técnicos da área vai ajudar a entender melhor o mercado, avaliando quais as melhores opções de ações que podem ser feitas para promover sua empresa, produtos ou serviços.

Saiba se planejar

O planejamento estratégico é uma das atividades mais relevantes da empresa, pois é por meio dele que o empreendedor consegue prever os próximos meses da organização. Além disso, ele permite que o empresário visualize o alinhamento entre todas as áreas, e o que cada uma delas precisa fazer para que os objetivos sejam alcançados. Uma habilidade fundamental para que o empreendedor consiga enxergar onde ele quer que a empresa esteja: no curto, médio e longo prazo.

Tenha visão de negócio

Enxergar o futuro da empresa nada mais é do que ter visão de negócio, uma das habilidades mais subjetivas de um empreendedor — no entanto, é uma das mais determinantes para o sucesso da empresa. Essa é uma atribuição do empresário que vai ajudá-lo a mapear as oportunidades, e ainda enxergar quem são os clientes, os concorrentes, e qual o posicionamento da empresa perante o mercado.

Existem habilidades e orientações de gestão que todo pequeno empresário tem que saber, mas ainda assim, o mais importante na hora de começar um novo negócio é o entendimento que nada acontece sem uma ótima capacidade de execução.

Você tem alguma dica de empreendedorismo que também gostaria de compartilhar? Deixe um comentário!

Sobre o autor

José Carlos Fortes

Fundador e Chairman da Fortes Tecnologia e do Grupo Fortes (Tecnologia - Educação - Auditoria - Consultoria - Advocacia). CEO da REPARTSE - Rede Parceira de Tecnologia, Serviços e Educação. Advogado, Contador e Matemático (UNIFOR). Pós graduações - Mestrado em Administração (UECE). Especialização em Direito Empresarial (PUC-SP), em Administração Financeira e em Matemática Aplicada (UNIFOR). Professor com mais de 30 anos de magistério superior (UECE e UNIFOR) e Palestrante. Lecionou nos cursos das áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Administração e Direito. Autor de livros nas áreas contábil, jurídica e matemática financeira. Perito Contábil e em Cálculos Financeiros e Auditor Independente. Participou ativamente em diversas entidades de classe, destacando CRC-CE, SESCAP-CE, IIBRACON - 1a. Seção Regional, APCEC, OAB-CE e CDL-Fortaleza.